quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Dia 01/09/2009 - Visitando o endocrinologista

Estava até pouquíssimo tempo dizendo que não precisava de ajuda profissional. Mas não sei bem o motivo, estava muito, mas muito complicado fechar a boca por conta própria. E agora, o que fazer? Exercícios? Resolve, claro, mas não adianta ficar lá na academia pulando que nem um canguru para depois me atirar em um prato de macarrão, por exemplo. Internação em SPA? Errr...não sou estrela da Globo. Plástica? Nem dinheiro e nem coragem pra isso. Simpatia? Definitivamente, não. O dilema verdadeiro era como fazer para fechar a boca. Foi quando uma colega de trabalho disse que estava passando pelo mesmo problema que eu e procurou um endocrinologista. E o melhor, disse que estava funcionando que era uma beleza: quatro quilos a menos no primeiro mês e sete a menos no segundo. Bingo! É isso que eu preciso! Peguei o telefone e marquei uma consulta.

Cheguei no consultório, cheia de esperanças. Consultório bonito, cores claras, musiquinha de fundo...eis que a médica me chama para dentro do consultório. Dei uma olhada em volta...maca, estetoscópio, aparelho de pressão...aaaaahhhhh! Não, não, nããããão! Uma balança! Antes que você me chame de maluca, caro leitor, deixe-me explicar qual é a minha relação com esse aparelho para medir peso / instrumento de tortura medieval: imagine você ter alguém que consiga dizer, com a maior precisão e sinceridade do mundo, o quão gordo(a) você está. Pois essa é a relação da balança comigo. Eu subo nela e ela simplesmente fica rindo da minha cara! Coisa meio mocinha x vilã de novela. Mas como eu iria explicar para a médica que eu e aquele aparelhinho éramos na verdade inimigos mortais? Me contive e fiquei bem quietinha.
Perguntas de rotina, bibibi e bobobó, tirei a pressão e estava tudo ok, minha tireóide estava ok, subi naquela cretina e...óbvio que o pior aconteceu. IMC igual ao de um obeso!

Para quem não sabe, IMC, ou índice de massa corpórea, que eu prefiro chamar de OCVTG (olha como você ta gordo), é um cálculo que os médicos fazem para medir o grau de obesidade de um indivíduo. Se quiser saber o seu, pode clicar em http://como-emagrecer.com/calculo-de-imc.html. Mas tirem o cavalinho da chuva. Vocês não vão saber o número que a balança acusou mas nem que a galinha crie dente. Depois, quando eles tiverem ido embora, eu falo com o maior prazer. Aí não é motivo de vergonha, mas de orgulho.


Era o susto que eu precisava. Isso nunca tinha acontecido antes! Aquela carrada de batata frita tinha finalmente se vingado de mim. Hora de mais uma dieta. A médica me passou uma nova dieta de 1.500 calorias. Bem fácil, sabe? Coisas que eu inclusive estou acostumada a comer. Me passou uma receita de sibutramina (que eu explicarei melhor nos próximos posts) e me pediu para fazer exercício (bom, isso eu já estava tentando). Claro que nenhuma novidade não é? Mas o que eu achei interessante mesmo foi a folhinha com algumas dicas para facilitar a minha dieta, muitas que logo eu que passei uma vida inteira de dieta ao ponto de ser quase uma nutricionista nem sabia. Resolvi dividir estas dicas com quem está lendo este texto, portanto aí vai:

  • Se possível, escolha locais tranqüilos e agradáveis para realizar suas refeições. Procure realizar todas as refeições, evitando permanecer longos períodos em jejum. Isto moderará o seu apetite
  • Reduza a velocidade de comer, mastigando bem os alimentos
  • Evite frituras e alimentos gordurosos
  • Evitar o consumo de carnes gordas e retirar a pele do frango
  • Utilizar produtos e derivados do leite desnatado
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois são ricas em calorias (quem disse que beber pra afogar as mágoas nessa hora ajuda?)
  • Beber 2 litros de água por dia
  • Tempere a salada com ervas aromáticas, vinagre, sal e limão. Cuidado com o azeite de oliva (e o que tem de gordinho por aí se empanturrando de azeite de oliva achando que ta fazendo grande coisa..)
  • Manter a dieta também nos finais de semana, visto que podemos perder toda a semana de dieta por apenas dois dias de exageros.
  • A prática de exercícios é fundamental.


Agora, já munida de todas as informações que eu preciso, vou começar a dieta. Passei no mercado e comprei tudo que tinha que comprar (que Deus permita que eu não esqueça tudo no armário mais tarde) e já comecei a tomar o medicamento. E o mais importante, já avisei o pessoal de casa que estou de dieta. Afinal de contas, ninguém merece ficar lá minguando por causa de um doce e alguém aparecer na sala com “a” fatia de torta para comer enquanto assiste um filme. Ainda mais que gordinho com fome tende a ficar nervoso hehehehe. Mas esperamos que isto não aconteça.
No que será que vai dar isso?

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails