segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Gringa em dia de faxina...



Minha mãe nem pode saber que eu fiz uma confissão dessas, mas eu adoraria saber limpar como ela hehehehehe. Mas, apesar de um tipo físico “bom pra lavoura”, sou aquilo que eu gosto de chamar de “alma erudita”. Mil vezes um teatro, um cinema, um belo de um livro grossão assim ó, decorar uma lei, aprender uma frase em uma língua diferente, do que me atracar de pano e balde em qualquer coisa que seja. Nerd, eu sei, mas é a mais pura verdade...

Já mamãe sempre foi fanática por limpeza. Daquelas que lava até a casca do ovo que chega do mercado, se o tempo permitir. Acorda às 06:30 da manhã e a primeira coisa que faz é arrumar a cama. Segunda coisa, tomar banho, passando rodo no box para que não fique “cheio de coisa peguenta”; Terceiro, tomar um café, e nunca, mas nunquinha deixando de lavar a louça logo em seguida “comigo é rapidinho assim pá pá pá pá pá”!

Ela até passou uns bons anos da vida dela me ensinando a “pegar o sabãozinho, esfregar bem direitinho e deixar tudo brilhandinho”. Professora de pré-escola, termina todas as palavras no “inho”.  A mim, só restou dizer que eu “não tava a afinzinho...”. Mas coisa ou outra eu aprendi. Aliás, aprendi de tudo, mas sem aquela excelência que mommys tanto desejou. Eu pego o sabão, esfrego o máximo que consigo, chegando ainda assim em um meia boca e deixo tudo opaco...

Mas, como toda mortal (lê-se, como toda mulher que não ganhou na mega, ou que não chegou exatamente no grau de riqueza material que almeja), tem dia que o caos impera e as coisas tem que ser arrumadas. E chegou o dia de aproveitar aquele sábado de folga para fazer aquela faxina, limpeza, 5s, macumba ou o que quiser chamar:

Primeira coisa: a louça! Ela, que é a única tarefa doméstica desgraçada que aparece a cada 8 horas. Quando a gente não acumula obviamente (falando nisso, tenho que chegar em casa e lavar a minha...). Mas simbora...mp3 nos ouvidos, esponja na mão...The Corrs, prato limpo; John Legend, copo limpo, Irene Cara, noooooosa WHAT A FEEEEELIIIIIING, BEING IS BELIEEEEEEVING!!!!! com direito a girinho na frente da pia e três ou quatro passinhos para os jurados (leia-se jurados os garfos e facas). 

Terminados os passinhos de dança, ops, a louça, varre-se a casa, passa um paninho, tira o pó (atchim), corre na volta da casa com o botão do “bom ar” pressionado (cof, cof, cof). Termina com alguma caixa que está cheia de bugigangas e que eu resolvo abrir para desvendar. Dobra as roupas, coloca-as em cima da cama para guardar. Acende um incenso e um aromatizador de ambientes hummmm. Termina o banheiro. Senta-se e olha em volta: tudo limpinho, cheirosinho, brilhandinho. Se mamãe aparecer, vai me dar um beijo e uma medalha, me chamar de orgulho da mamãe e tudo o mais. 

Mamãe não aparece. Segunda-feira, começa a louça. Terça feira, recolhe-se as pressas as roupas do varal antes de ir trabalhar. Quarta feira, hora extra, não deu para aspirar o tapete. Quinta feira, o chefe me matou a golpe de faca no trabalho, não deu para tirar o pó. Sexta feira, o incenso acabou; Sábado, fui passear, que se dane o mundo e suas convenções. 

Domingo, a buzina na frente do portão. Lá vem ela, reluzente, brilhandinho, mais faceirinha que lambari na sanga. Não apareceu exatamente no dia que tava tudo brilhando, mas come on, é minha mãe, é claro que eu quero que ela me visite. 

Botou o pé na porta, olhou a louça e ficou quietinha, olhou a cama e viu a roupa por cima...ficou quietinha. Sentou olhando para a louça no escorredor. Levantou quase que de sopetão e disse: EU GUARDO PRA TI ESSA LOUCINHA!!!! Com direito a dicas de organização e limpeza.

Eu, que lembro da vassoura, do pó, do WHAT A FEEEEELING e da maratona com o botão do bom-ar da semana passada, só suspiro...

2 comentários:

Rosana Seibert disse...

Adorei priminha. Conheço bem essa mania de mãe. Lembrei de mim com minha pequena Camilla. Igual. Sem tirar nem por.
Parabéns pelo blog.

Beijão

Aprendiz de Low Carb disse...

Saudades de ti!! Cmecei a ler meu blog desde o inicio e você estava lá! Grande beijo pra ti!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails