quarta-feira, 19 de maio de 2010

Uma gringa vivendo de concurso público

Como o diário aqui é de uma gringa, nada mais correto que eu comece esse post “nada a ver”com a história de um gringo, só para não fugir muito do assunto.


Eu tenho um amigo muito querido, o Alexandre, que nasceu e atualmente mora em Caxias do Sul. Tempos atrás, ele estava trabalhando no mesmo órgão onde eu trabalhava, mas como terceirizado. Num desses finais de semana, enquanto trabalhava aqui em Canoas, ele resolveu visitar os pais e encontrou com um vizinho antigo, um gringo daqueles mais grossos do que parafuso de patrola.
- Tá onde agora, Xandre?
- To em Canoas.
- Oooonde?
- Perto de Porto Alegre.
- Ahhhnnn...e tá fazendo o quê lá?
- To na empresa Fulana.
- Oooooonde?
- Lá no órgão Ciclano.
- Óóóóóóó. Funcionário “púbis” enton. Tu non me sai de lá, viu?

Tirando a gargalhada que demos quando ele contou sobre a história do “funcionário púbis”, não pude deixar de dar a devida consideração para o gringo. Todo mundo sabe que, virado do jeito que o mundo tá, a vida de funcionário público é muito tranqüila.

Veja bem, eu disse tranqüila, no sentido de equilíbrio em todos os sentidos PESSOAIS da vida de uma pessoa. Afinal de contas, é sempre bom saber que o emprego não vai fugir do nada. Mas que isso não seja confundido com falta do que fazer no trabalho. Confiem em mim, por mais que tenha os folgados de plantão (como tem também em empresas privadas), sempre, eu repito, sempre tem coisa para se fazer nas repartições públicas.

Mas...já teve aquela sensação que o ideal seria que o seu cérebro tivesse entrada USB? Acho que nunca tive tanto essa sensação na minha vida. Já há meses venho tentando uma vaga de ensino superior. Subir na vida, buscar novos horizontes, ampliar os objetivos, galgar novos desafios e aquela coisa toda. Mas os concursos estão cada vez mais complicados e eu du-vi-de-o-dó que alguém saiba tudo aquilo que aquela gente pergunta nas provas. É muita informação para uma cabeça só! E eu fui inventar de tomar gosto por uma área que nem sequer é a que eu me formei, a área do Direito. Sabe o que eu to fazendo? Além de fluxogramas, diagramas de Pareto, estatísticas e contabilidades, gestão de todas as qualidades e projetos, planejamentos estratégicos, táticos e operacionais, entraram na minha vida também as leis do funcionalismo público, a Constituição Federal, os atos processuais e os inquéritos policiais. Não to mais nem aí para Taylor e Fayol, meu amigo agora é o Ministério Público e a Justiça Federal, esses sim sabem do que tão falando hehehehe

Três mil questões e quinhentas folhas A4 cheinhas de lei depois (não estou exagerando nos números), o resultado não foi nenhum a não ser o fiasco. Motivos A ou B que já expliquei em melhores detalhes na página da “Nossa Cozinha”, mas mesmo assim, às vezes uma sensação de derrota sem tamanho.

Mas, já dizia o velho ditado: não tá morto quem peleia! Próximo tribunal, please! Deixa eu ver...tranquilo! Só tenho que decorar mais 200 folhas A4, além daquelas 500, e to dentro hehehehe. Sonhar alto é bom, mas às vezes dá trabalho...

Rata de concurso? De forma alguma! Só não aceito que depois de vencer uma vez, tem que sentar em um cantinho e esperar a vida passar. O que estiver a nosso alcance para melhorar deve ser buscado. Seja na dieta, que eu sempre abordo aqui, seja na vida profissional. E os tropeços fazem parte, de ambas.

Enquanto o meu joelho não melhora (e eu tenho a desculpa para ficar só lendo), eu alimento a mente. Os índios dançam a dança da chuva até que chova. Os avantajados fazem dieta até perderem a “vantagem”. E eu...vou tentar ser uma “funcionária púbis” melhor, ora bolas!

5 comentários:

Spar-adrapo disse...

Opa, desculpa chegar sem me apresentar. Meu nome é wendy, e apesar deste nome não sou gringa rs

e adorei o blog. as pin ups fofinhas são uma cooooisa. rs

beijones!

Daniel disse...

As imagens das moças ai do lado são muito bonitas!

Daniel disse...

Seus textos são ótimos, e eu que nasci ai no RS tb morro de rir com as pérolas do povo... rs

EU MULHER disse...

Oi querida!
Parabéns pelo belíssimo blog! Adorei tudo, principalmente todas essas figurinhas ao lado,rsrs, muito linda mesma!!

Bjs e obrigada pela visita.

Ana Paula disse...

Olá...acabei chegando aqui de gaiato e fiquei um tempão lendo seus posts.... muito bons, instrutivos, engraçados.....
Parabéns...
Um beijo
Ah, já tô te seguindo!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails